Deputada Federal Socorro Neri (PP) lançou na última terça-feira (18/04), à tarde, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Embrapa, Universidade Federal do Acre, deputados, senadores, entre outros agentes, instituições e empresas. A iniciativa da parlamentar destina-se a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas para o tema.
Segundo Neri, o objetivo maior da Frente é a defesa dos direitos e proteção de todas as comunidades afetadas pelas mudanças climáticas, considerando o indivíduo, em especial aqueles mais vulneráveis, nos processos de planejamento da transição para uma economia de baixo carbono.
“[A Frente] é o compromisso de empenharmos as nossas melhores energias para que se constitua numa contribuição de todos ao Brasil que queremos com desenvolvimento socioeconômico e com justiça social e climática, de forma a assegurar o presente e o futuro da atual e das próximas gerações e do planeta”, disse Neri em pronunciamento durante o lançamento da Frente.
A Frente Parlamentar está estruturada nos seguintes grupos temáticos: 1) Povos e populações mais vulneráveis às emergências climáticas; 2) Educação para a cidadania climática; 3) Gênero e clima; 4) Transição para o desenvolvimento econômico de baixas emissões; 5) Transição energética; 6) Resiliência urbana aos desastres ambientais; 7) Gestão integrada de Resíduos Sólidos; 8) Mercado de carbono; 9) Planos setoriais.
Presidente da ABNT, Mário William Esper, um dos convidados à cerimônia solene, agradeceu o convite para a instituição figurar entre um dos membros constitutivos da Frente, e parabenizou à deputada pela iniciativa, dizendo estar certo do sucesso do projeto, colocando à disposição da parlamentar todo o acervo da ABNT.
Mário William explicitou todo o protagonismo da ABNT frente à temática, no que diz respeito ao desenvolvimento de documentos normativos, e citou as principais iniciativas em âmbitos nacional e internacional, como a norma de gestão de resíduos; de cálculo das métricas de desmatamento – a ser lançada até o final do ano; demonstração de neutralidade do carbono; a de prevenção e combate a incêndios florestais; Hidrogênio Verde; e a de ESG.
“É uma felicidade tamanha estar aqui, neste momento, presenciando esta iniciativa justa e legítima. Para a ABNT, fazer parte da Frente Parlamentar é a confirmação do nosso compromisso com o Brasil e com a sustentabilidade do planeta. Nosso acervo de mais de 9 mil normas está disponível para auxiliar toda a sociedade a enfrentar os desafios contemporâneos, sobretudo aqueles relacionados à mudança climática”, declarou o presidente.(Fonte:ABNT)